Terapia Hormonal: principais benefícios e formas tratamento

Camila Kahn

Terapia Hormonal ou Hormonoterapia é um tratamento com base na administração, ou subtração de hormônios para diversos fins, como terapia de masculinização, feminilização, tratamento de câncer por meio da quimioterapia, supressão androgênica, entre outros.   

1. Terapia Hormonal e Menopausa 

Este tipo de tratamento é frequentemente recomendado para mulheres que estão na fase da menopausa, para aliviar os sintomas comuns que acompanham essa fase. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 29 milhões de mulheres no climatério ou na menopausa, o que representa 7,9% da população feminina do país.    

Com as mudanças significativas nos hormônios reprodutivos após a interrupção natural da menstruação, a terapia de reposição hormonal é um caminho para compensar a falta dos dois principais hormônios femininos que deixam de ser produzidos pelos ovários: a progesterona e o estrogênio. Há ainda a opção de repor a testosterona, hormônio produzido pelos ovários e adrenais e que também diminui bastante dos 20 aos 50 anos.    

2. Benefícios do tratamento 

Oferecendo alívio para a maioria dos sintomas da menopausa, a terapia hormonal oferece vantagens como a redução da frequência e intensidade dos fogachos, as ondas de calor que surgem entre 60% e 80% das mulheres no período da menopausa, um sintoma que acaba influenciando na qualidade de vida. Alguns outros benefícios são:   

  • Diminuição do risco de osteoporose; 
  • Melhora da memória e do humor; 
  • Diminuição de problemas do sono; 
  • Melhora da vida sexual. 

3. Formas de tratamento 

Existem diversas maneiras de realizar a reposição hormonal, algumas delas combinam os hormônios estrogênio e progesterona, enquanto outras utilizam apenas o estrogênio. Além disso, a administração pode ser feita com cápsulas, óvulos, strip sublingual, filme vaginal ou emulsão via transdérmica, que oferece inúmeras vantagens para um bom tratamento. 

Para saber qual o tratamento ideal para você, procure orientação médica. 

4. Sistema Transdérmico: Seguro e eficaz 

O uso da via transdérmica para a administração de fármacos evita alguns dos efeitos causados pela administração via oral, como a irritação gástrica ou influência da acidez do estômago. Além disso, a alternativa é uma maneira altamente eficaz e oferece benefícios como:   

  • Aumento da tolerabilidade e eficácia de alguns medicamentos que, ao serem administrados por via oral, sofrem degradação na primeira passagem no metabolismo;  
  • Aumento da adesão do paciente em função da reduzida frequência de administração;  
  • Substituem a administração oral quando essa via é inadequada, como nos episódios de vômito e diarreia;  
  • Evitam os problemas relacionados à absorção gastrointestinal, como pH, atividade enzimática e interação do fármaco com alimentos, bebidas ou outros fármacos administrados oralmente;  
  • Os locais de aplicação são diversos: atrás do pavilhão auricular, antebraços, pernas, área genital, podendo ser aplicado pelo próprio paciente. 

5. Sistema Transdérmico na Terapia Hormonal 

A Singular Pharma oferece diversas formas farmacêuticas; entre elas está o sistema transdérmico, muito indicado para veicular hormônios e assegurar a eficácia do tratamento através de uma permeação cutânea que carrega o fármaco com maior precisão.  

O sistema transdérmico foi clinicamente testado e é uma emulsão de rápida absorção, sem odor e sem essência, com sensorial agradável que proporciona a permeação dos fármacos em todas as camadas da pele até a circulação.  

Através da tecnologia do equipamento nanoestruturador, é realizada a micronização dos hormônios, reduzindo o tamanho das partículas em nanopartículas na produção dos transdérmicos de alta permeação, garantindo uma absorção superior e segura através da pele.   

Pensando em todos os processos importantes para a eficiência completa do tratamento, a embalagem na qual o hormônio é envasado traz uma válvula com vazão controlada ou seringas individualizadas, dispensando seguramente somente a quantidade prescrita para o uso.  

Nossos principais ativos incluem hormônios que também podem ser usados em outros tipos de tratamentos, não só os direcionados para as mulheres na menopausa. São eles: Progesterona, Estriol, Estradiol, Gestrinona, Testosterona, e Prasterona (DHEA). 

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo.

Assine nossa newsletter