Tensão pré-menstrual: como lidar com os sintomas e reduzir seus efeitos

Camila Kahn

A Tensão Pré-Menstrual (TPM), também chamada de Síndrome Pré-Menstrual (SPM), engloba mais de 200 sintomas físicos e emocionais, desencadeados por alterações hormonais, além de fatores sociais e externos. Esses sintomas surgem no meio do ciclo menstrual e desaparecem geralmente com a chegada da menstruação. 

1. Definição: 

Classificada como uma síndrome, a TPM é caracterizada por sintomas que surgem na segunda fase do ciclo menstrual (uma a duas semanas antes da menstruação) e que costumam desaparecer nos primeiros dias do ciclo, geralmente de dois a três dias após o início da menstruação. 

Estima-se que até 30% das mulheres apresentem sintomas da TPM em diferentes fases da vida, com variações de intensidade de acordo com cada caso. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 70% das mulheres brasileiras sofrem com algum sintoma de TPM, embora em níveis variados. Um médico especialista, como ginecologista ou endocrinologista, pode ajudar no diagnóstico e tratamento adequados. 

2. Causas: 

A TPM é causada pelas oscilações dos hormônios femininos estrógeno e progesterona no corpo. Na primeira fase do ciclo, o estrógeno, que, com a serotonina, regula o bem-estar e as emoções, atinge níveis mais altos, enquanto a progesterona permanece baixa. Na segunda fase, esses níveis se invertem: a progesterona se eleva, desempenhando um papel nas mudanças físicas do corpo. 

Quando essa transição hormonal ocorre de forma abrupta, surgem alterações de humor, ansiedade e dores nas mamas. No final do ciclo, caso não haja fertilização, o útero começa a eliminar o endométrio, resultando na menstruação e provocando uma nova queda nos níveis de estrógeno e progesterona, o que pode intensificar os sintomas em muitas mulheres. 

3. Sintomas: 

A TPM pode se manifestar de diversas formas, com sintomas que variam conforme o histórico médico, o ciclo menstrual, a idade e os hábitos de cada mulher. Alguns dos sintomas mais comuns incluem: 

  • Alterações de humor; 
  • Sensibilidade e dor nas mamas; 
  • Compulsão por certos alimentos, especialmente doces; 
  • Fadiga; 
  • Irritabilidade e, em alguns casos, depressão. 

Embora muitas mulheres sintam algum desconforto antes da menstruação, aquelas que sofrem com a TPM experimentam sintomas que podem interferir significativamente em sua rotina, tanto em casa quanto no trabalho. 

4. Como amenizar os efeitos da TPM: 

O primeiro passo é identificar seus sintomas, observar quando eles surgem durante o ciclo menstrual e entender o que pode estar desencadeando-os. A partir daí, é possível controlar ou até reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual com algumas mudanças no estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis, como: 

  • Realize atividades que promovam bem-estar, como caminhar ao ar livre ou praticar um hobby; 
  • Pratique exercícios físicos regularmente; 
  • Cuide do seu corpo para melhorar a autoestima; 
  • Afaste pensamentos negativos; 
  • Mantenha uma alimentação equilibrada; 
  • Reduza o consumo de sal, ele contribui para o inchaço; 
  • Dê atenção especial aos cuidados com a pele; 
  • Evite o consumo excessivo de carboidratos e açúcares. 

Com pequenas mudanças, você pode ter mais controle sobre os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.  

5. Tratamento e suplementação: 

Um médico especialista pode recomendar o tratamento mais adequado com base nos sintomas, nos níveis hormonais e nas necessidades específicas do seu organismo. 

Além de uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, a suplementação também pode ser uma aliada na redução dos sintomas da TPM. Diversos ativos se destacam no alívio e na prevenção desses sintomas, como: 

Óleo de prímula: rico em ômegas 3 e 9, auxilia na redução da inflamação e no alívio das cólicas menstruais. 

Magnésio: o magnésio glicinato ou bisglicinato é mais facilmente absorvido pelo organismo e menos propenso a causar efeitos colaterais, como a diarreia. 

Ômega-3: com ação anti-inflamatória, contribui para a melhora dos sintomas da TPM. 

Ginkgo biloba: o extrato do ativo, quando consumido diariamente a partir do 16º dia do ciclo menstrual até o 5º dia do próximo ciclo, ajuda a aliviar os sintomas congestivos e psicológicos da TPM. 

Para apoiar você nessa jornada, conte com a expertise da Singular Pharma. Oferecemos uma ampla variedade de suplementos e ativos que auxiliam no tratamento dos efeitos da TPM. Caso identifique os sintomas, procure orientação médica e conte conosco. 

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo.

Assine nossa newsletter