Saúde Mental: Estratégias para o controle emocional e o bem-estar

Camila Kahn

A busca pela saúde psicológica exige uma rotina de autocuidado, relacionamentos saudáveis e equilíbrio emocional. A prática de atividades físicas e a busca por apoio profissional, quando necessário, também são fundamentais para promover o bem-estar mental. 

1. Definição

 É importante destacar que a saúde mental não se refere apenas a ausência de doenças, como transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Trata-se de um estado de bem-estar no qual a pessoa consegue viver de forma equilibrada, desenvolver ações e tomar decisões com segurança. 

 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde psíquica também é influenciada por aspectos sociais, ambientais e econômicos no qual o indivíduo vive. Sendo assim, a condição de bem-estar não se limita apenas aos aspectos psicológico e emocional, mas inclui também fatores como a saúde física e o suporte social.   

 Manter o equilíbrio mental depende de práticas de autocuidado, apoio social, terapia e estratégias para gerenciar o estresse e as emoções. 

2. Doenças da mente

Os transtornos mentais são alterações na química cerebral que podem ser desencadeadas por fatores como estresse, condições ruins de trabalho, problemas financeiros e histórico familiar. As doenças mentais afetam a vida social e profissional, gerando sintomas intelectuais, emocionais ou comportamentais. Entre os principais transtornos que afetam os brasileiros estão: 

  • Transtorno de Ansiedade: Segundo a OMS, cerca de 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade. A doença se caracteriza pela preocupação e antecipação excessivas sobre assuntos cotidianos, interferindo na vida pessoal e social. O transtorno de ansiedade pode desencadear fobias e síndrome do pânico.  
  • Depressão: O transtorno mental apresenta sintomas como tristeza persistente, insônia, perda de apetite, apatia e irritabilidade, afetando o interesse em atividades do dia a dia. Segundo a OMS, a doença acomete cerca de 5,8% da população brasileira.  

Caso perceba alguns sintomas dessas doenças é importante buscar ajuda profissional. 

3. Cuidados com a saúde mental

Adotar hábitos de autocuidado na rotina pode auxiliar no controle emocional e no cuidado com a saúde psicológica, promovendo uma vida mais equilibrada. As atividades de cuidado pessoal podem auxiliar na diminuição do estresse, disposição para realizar as tarefas do dia a dia, além de reduzir o risco de doenças. Alguns hábitos saudáveis que devem ser seguidos são:  

  • Praticar exercícios físicos; 
  • Ter uma dieta balanceada;  
  • Ter sono de qualidade; 
  • Incluir atividades relaxantes na rotina;  
  • Fazer terapia; 
  • Manter relações saudáveis. 

4. Singular Pharma

Alguns suplementos, quando recomendados por médicos, podem ser aliados importantes na redução do estresse, ansiedade, insônia e agitação, promovendo a sensação de bem-estar. Caso precise, confie na expertise da Singular para auxiliar no cuidado com a sua saúde emocional. 

Se estiver se sentindo deprimido ou tendo pensamentos que possam colocar em risco a sua vida ou a de outras pessoas, procure ajuda de um psicólogo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188. 

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo.

Assine nossa newsletter