Saúde integrativa: a importância de cuidar do corpo, da mente e do espírito

Camila Kahn

A saúde integrativa consiste em um novo conceito utilizado por profissionais da saúde que visa a uma abordagem mais integral do paciente, com o olhar para o indivíduo como um todo, abordando mente, corpo e espírito. Para isso, recorre a todas as abordagens terapêuticas adequadas para obter o melhor da saúde e cura, reafirmando a importância da relação entre o paciente, o profissional de saúde e a farmácia.   

1. Definição 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde definido em 1946 já fala de um completo estado de bem-estar, físico, mental e social, e não apenas como a ausência da doença ou enfermidade.   

Desde o início da pandemia, milhões de pessoas foram em busca de práticas que pudessem lhes oferecer maior sensação de bem-estar, e com isso a procura pelas PICS (Práticas Integrativas e Complementares) aumentou mais de 60% neste período. 

2. Transformação do estilo de vida é um dos pilares da saúde integrativa

Doenças crônicas, que geralmente apresentam sintomas desafiadores, podem causar ansiedade e estresse, o que, por sua vez, dificulta o gerenciamento dos sintomas. Nestes casos, os pacientes se beneficiam da abordagem multidisciplinar da saúde integrativa. Uma vez que tem acesso a vários serviços que complementam o tratamento médico convencional.   

Por se tratar de uma abordagem integral, a medicina integrativa considera mente, corpo e espírito no momento de escolher o melhor tratamento. Pois entende que as emoções desempenham um papel fundamental nas doenças, da mesma forma que seu papel é essencial na cura e bem-estar dos indivíduos.  

A prática de exercícios, dietas e o estresse diário também fazem parte da abordagem da medicina integrativa. Visto que a alimentação, a prática de atividade física e como a pessoa administra os momentos estressantes interferem na saúde e bem-estar.  

Muitas pessoas procuram a medicina integrativa para reduzir ou interromper os medicamentos que utilizam. Bem como é uma alternativa no controle da dor para substituir os analgésicos.

3. Algumas práticas integrativas 

A prática das PICS no Brasil foi oficializada em 2006, após a aprovação do Conselho Nacional de Saúde. Apenas em 2017, mais de 1 milhão de procedimentos individuais foram registrados como práticas integrativas e complementares pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Entre eles estão: 

  • Acupuntura; 
  • Aromaterapia; 
  • Homeopatia; 
  • Naturopatia; 
  • Osteopatia; 
  • Fitoterapia; 
  • Meditação; 
  • Musicoterapia.

4. Singular Pharma 

Saúde Integrativa é um conceito compartilhado para inspirar a Paixão por Vida saudável em todos, oferecendo soluções em saúde e bem-estar através de fitoterápicos, suplementos, fármacos e formas farmacêuticas diversificadas, entendendo que cada pessoa tem necessidades e desejos diferentes para melhorar a qualidade de vida.   

Para quem busca pela medicina integrativa, pode contar com a Singular Pharma nos seguintes tipos de tratamentos:  

Homeopatia: é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. A Singular Pharma conta com um laboratório farmacêutico homeopático com formas farmacêuticas variadas e diversas matrizes homeopáticas que passam por ensaio microbiológico em laboratório terceirizado, qualificado conforme exigências da RDC 67/2007.   

Tinturas fitoterápicas: a fitoterapia, do grego “phyton”, que significa planta, e “therapia”, tratamento, é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.   

As plantas medicinais sempre foram utilizadas pelo homem na busca pela cura das enfermidades. As tinturas são preparações alcoólicas ou hidroalcoólicas, resultantes da extração de drogas vegetais ou da diluição dos extratos. Podem ser usadas para uso interno e externo, nas diversas formas farmacêuticas, para diversos benefícios ao nosso organismo. As tinturas-mãe são mais utilizadas como forma galênica na homeopatia.   

Óleos essenciais: são compostos aromáticos voláteis extraídos de flores, folhas, cascas, caules, raízes e frutos que, por meio das fragrâncias e da aromaterapia, proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional. Devido ao seu aroma, apresenta inúmeros benefícios na aromaterapia, nos cuidados com a beleza (cosméticos para pele e cabelos), no alívio dos sintomas de doenças, na amenização de dores, fortalecimento das defesas do corpo ou tratando o físico e o emocional com os cuidados de bem-estar.  

No conceito da aromaterapia holística, o uso dos óleos essenciais para tratar emoções visa o bem-estar emocional e físico, recomendando a sua aplicação no corpo e no ambiente de forma terapêutica.  

As aplicações podem ser de diversas formas: aromática, tópica, tópica-capilar, banhos, compressas, oral e como flavorizante.  

Florais de Bach: Os florais são essências vibracionais preparadas a partir de flores que atuam na vibração do sentimento ou estado negativo que a pessoa tenha no momento. Cada flor tem uma vibração específica que ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade, a angústia, o ciúme e a insegurança.   

Os 38 florais de Bach compõem uma terapia natural complementar que atua no campo energético, promovendo uma harmonização interior. Cada um dos florais está associado a uma emoção humana básica, pois o sistema foi concebido por Dr. Edward Bach, médico britânico, para ser simples e acessível, assim qualquer pessoa aprenderá a utilizá-lo.   

A busca pela chamada medicina integrativa está em alta. A saúde integrativa é uma abordagem que utiliza as melhores práticas com resultados comprovados através de pesquisas, visando aprimorar o atendimento médico tradicional. Para entender mais sobre este tipo de abordagem, converse com seu médico e conte com a ajuda da Singular Pharma para obter os melhores resultados em seu tratamento. 

 

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo.

Assine nossa newsletter