Saúde e carnaval: como conciliar?
Ah, o Carnaval está chegando. Se você está lendo este texto é porque provavelmente já está imaginando os momentos incríveis que virão. Com festas de rua e desfiles coloridos acontecendo por toda a cidade, não é mesmo? Mas é fundamental ter em mente que saúde e carnaval devem andar juntos. E é sobre isso que vamos falar hoje…
O carnaval é uma das festividades mais importantes do país. É um momento de relaxar e se divertir. No entanto, nesse período algumas pessoas se empolgam em nome da diversão e da brincadeira e acabam deixando a saúde de lado.
E o fato é que algumas questões como o consumo exagerado de álcool, calor, desidratação e segurança podem causar prejuízos a sua saúde ou a de outras pessoas. Por isso, se você está planejando se divertir no carnaval, há algumas coisas que deve levar em conta.
Para te ajudar nisso, elaboramos este guia de saúde e carnaval, para garantir que você aproveite a festa da forma mais tranquila possível.
Acompanhe nossas dicas!
1. Use roupas confortáveis
As pessoas adoram usar uma boa fantasia que simbolize seu gosto e estilo e ocarnaval é a época certa para explorar toda essa criatividade.
Mas atenção: é fundamental não negligenciar o conforto. É importante escolher roupas leves e confortáveis, pois você provavelmente vai dançar e suar muito.
Isso não te impede de usar roupas coloridas e alegres.
É possível aproveitar acessórios como chapéus engraçados, perucas, colares grandes, e tudo mais que a sua imaginação permitir. Usar fantasias pode ser muito divertido, mas o mais importante é se vestir para se sentir bem, para não acabar se arrependendo da escolha durante o evento.
2. Escolha o calçado ideal
A segunda dica é bem semelhante à primeira. Da mesma forma que uma roupa desconfortável pode estragar sua festa, usar um calçado desconfortável pode arruinar qualquer diversão.
O calçado ideal para o carnaval precisa ser não apenas confortável, mas ter qualidade suficiente para aguentar a folia sem te deixar na mão.
Veja nossas sugestões de calçados para você usar no carnaval:
- tênis;
- sandálias e rasteiras de couro;
- sapatilhas;
- alpargatas.
Pense que como vai andar e dançar bastante, é importante escolher muito bem o sapato que você vai usar, para aproveitar o festejo sem contratempos.
3. Hidrate-se
Todos nós sabemos o quão importante é se manter hidratado diariamente. Imagina quando você pretende passar horas sob a luz direta do sol. Isso mesmo, para garantir saúde no carnaval, é especialmente importante beber água regularmente para evitar a desidratação.
Lembre-se que a ingestão insuficiente de água pode te causar sintomas desagradáveis, como cansaço excessivo, ressecamento da pele e cãibras musculares.
Com a exposição prolongada ao sol, a falta de hidratação adequada também pode levar à exaustão pelo calor, que pode ter sintomas mais intensos, como desmaios e desorientação mental.
Para evitar qualquer desconforto durante o carnaval, beba água em intervalos regulares. Se for necessário, coloque um lembrete em seu telefone a cada hora para garantir que você receba a quantidade de que seu corpo precisa.
4. Proteja-se dos danos causados pelo sol
Caso você vá se expor à luz direta do sol, lembre-se de aplicar protetor solar em toda a pele exposta. Isso porque a exposição prolongada ao sol e aos raios UV pode causar descoloração, queimaduras solares e danos à pele.
Por isso, aplique protetor solar pelo menos 30 minutos antes de sair ao sol e verifique se ele possui fator de proteção solar FPS de, pelo menos, trinta.
Os seus olhos também precisam de cuidados, pois os raios UV também podem causar prejuízos à qualidade da sua visão. Para protegê-los use viseira ou chapéu, além de um par de óculos de sol com proteção específica contra os raios UV.
5. Seja cauteloso ao se alimentar
Para que saúde e carnaval estejam juntos, é importante ter muita atenção ao que você come na rua.
Durante a folia, é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes, pois muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, provocando o aparecimento de bactérias que causam intoxicação alimentar.
Por isso, evite alimentos preparados em ambientes insalubres e preste muita atenção em como os alimentos são manuseados.
Outras dicas de alimentação durante o carnaval são:
faça várias refeições leves;
controle o consumo de alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos;
consuma frutas, verduras e legumes;
leve castanhas ou barrinhas de cereal pata quando a fome bater.
Lembre-se – é melhor prvenir do que remediar.
6. Use camisinha
Essa dica de saúde e carnaval já é um assunto já bastante falado, mas vale sempre relembrar: o uso da camisinha no Carnaval é fundamental para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV.
Quando se trata de saúde e carnaval, o preservativo é o meio mais eficaz de prevenir o controle de doenças entre a população sexualmente ativa. Por isso, abrir mão do uso do preservativo nas relações pode expor a pessoa e os parceiros com quem ela se relaciona.
Por isso, é tão importante incentivar o uso do preservativo, principalmente no Carnaval.
7. Não exagere nas bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ser muito prejudicial não apenas para o seu corpo, mas também pode ter impacto negativo na sua forma de se relacionar com os outros.
Alguns problemas mais comuns causados pelo excesso de bebidas alcoólicas no carnaval são a ocorrência de brigas, acidentes de trânsito, entre outras situações de violência.
Veja nossas dicas sobre como beber com segurança no carnaval:
coma antes de começar a beber;
conheça seus limites e cumpra-os;
fique de olho na sua bebida e não deixe que estranhos te sirvam;
alterne bebidas alcoólicas com água.
Lembre-se, para aproveitar o carnaval, é importante estar consciente dos seus limites e ter responsabilidade não apenas com você mesmo, mas também com os outros. É possível cair na folia e, ainda assim, cuidar bem do seu corpo e da sua saúde.
Por mais que você queira aproveitar o máximo os dias de folia, é importante saber respeitar os limites do seu corpo.
Ainda que o carnaval esteja incrivelmente bom, é importante descansar para garantir sua saúde.
Durma, no mínimo, 6 horas por dia, de preferência um sono tranquilo para acordar disposto e continuar a festa no próximo dia.
O carnaval é a festa mais esperada no Brasil e é natural que cause bastante euforia. Porém, não desperdice a chance de aproveitá-la ao máximo. Cuide da sua saúde no carnaval!