O ômega-3, um dos suplementos mais utilizados no Brasil, é recomendado para melhorar diversas funções do nosso organismo. Sua ingestão auxilia no controle do colesterol, na prevenção a doenças crônicas degenerativas, dentre outros benefícios.
A gordura poli-insaturada, por não ser sintetizada pelo organismo, deve ser ingerida através da alimentação e da suplementação.
1. Definição
O ômega-3 é um lipídio formado por três ácidos graxos saudáveis, eicosapentaenoico (EPA), docosa-hexaenoico (DHA), alfa-linolênico (ALA). As substâncias são encontradas em óleos de peixes, crustáceos, vegetais e oleaginosas.
O ômega-3 obtido do óleo de sementes, como a linhaça, tem como seu principal contribuinte o ALA, que se converte no organismo em EPA E DHA. O ômega-3 derivado de vegetais é uma maneira segura de vegetarianos e veganos suplementarem o ativo.
O lipídio e outros ácidos graxos poli-insaturados têm efeitos benéficos no processo inflamatório. Nas formas denominadas EPA e DHA, estimula a função imune dos indivíduos, além de prevenir o estresse oxidativo e diminuir a perda muscular. Além disso, estudos apontam que a ingestão de ômega-3 diminui os riscos de eventos cardiovasculares.
2. Benefícios do Ômega-3
A ingestão de ômega-3 pode auxiliar no controle do colesterol e evitar algumas doenças cardiovasculares, além disso, a suplementação do lipídio contribui para o fortalecimento dos músculos e perda de peso, auxilia no alívio de dores nas articulações e é indicado como anti-inflamatório.
Os ácidos graxos poli-insaturados apresentam melhorias na saúde dos olhos, previnem doenças crônicas degenerativas, auxiliando a cognição e os processos mentais, além de ajudar na redução de processos inflamatórios e na preservação do sistema imune.
A suplementação do ômega-3 atua em diversas áreas do corpo, promovendo benefícios como:
- Prevenção de doenças cardíacas: o EPA regula as plaquetas sanguíneas, evitando assim o surgimento de coágulos que podem causar infarto ou AVC;
- Redução da pressão arterial: evita a formação de gordura nas artérias e veias, deixando-as mais flexíveis;
- Ação anti-inflamatória: o EPA e outros ácidos graxos combatem as inflamações existentes no corpo, promovendo a redução de dores articulares e evitando novos processos inflamatórios no organismo;
- Melhora o funcionamento do sistema nervoso: os ácidos graxos melhoram o desempenho cognitivo, aprimorando o aprendizado e a memória, além disso, apresenta uma importante função neuroprotetor, evitando doenças degenerativas como Alzheimer e demência. O ômega-3 também reduz a ansiedade e insônia;
3. Suplementação
O ômega-3 é um dos suplementos mais utilizados no Brasil por seus inúmeros benefícios. Contudo, é importante se atentar para as necessidades específicas de cada indivíduo, já que cada organismo é único e precisa de diferentes dosagens dos ácidos graxos.
Ao escolher pela suplementação do ômega-3, conte com a experiência e inovação da Singular Pharma; através de prescrições médicas ou análises laboratoriais, a Singular Pharma é capaz de formular o suplemento de ômega-3 ideal para o seu objetivo.
O suplemento pode ser vinculado em diferentes formas farmacêuticas para maximizar os resultados e garantir a adesão ao tratamento. O ômega-3, extraído do óleo de peixe, é encontrado na forma farmacêutica de cápsulas oleosas, já o ômega-3 em pó, obtido do óleo das sementes de linhaças, através de métodos de purificação que preservam todos os componentes bioativos, pode ser formulado em cápsula, sachê ou xarope.
Por isso, ao considerar a suplementação do ômega-3, confie na expertise da Singular Pharma.