Manipulados x industrializados: qual escolha e a mais segura?

Camila Kahn

A decisão entre prescrever um medicamento manipulado ou industrializado faz parte da rotina de diversos profissionais de saúde. As duas opções têm seu valor na prática clínica. Porém, a definição entre elas deve priorizar o bem-estar do paciente — além da eficácia do tratamento e segurança. 

Individualização da terapia 

Cada pessoa é única — e isso reflete diretamente na resposta ao tratamento. Se os medicamentos industrializados seguem padrões fixos de dosagem e composição, os manipulados oferecem a possibilidade da prescrição personalizada por paciente. Ou seja, tudo pode ser ajustado considerando idade, peso, estilo de vida, condição clínica e evolução terapêutica. Esse grau de detalhamento reforça a individualização da terapia, o que favorece melhores resultados. 

Benefícios dos manipulados 

As principais vantagens dos manipulados, entre outras, são: 

  • Flexibilidade de formulações manipuladas, que podem ser produzidas em cápsulas, cremes, gomas ou soluções, segundo a necessidade; 
  • Ativos combinados com evidência científica, reunidos em uma mesma fórmula para otimizar o tratamento de diferentes condições ou sintomas; 
  • Ajuste preciso de doses, especialmente importante no caso de pacientes que não se adaptam às opções oferecidas pela indústria farmacêutica. 

Suplementos manipulados vs industrializados 

Quando o assunto são suplementos, a comparação entre industrializados e manipulados também revela diferentes possibilidades. Os primeiros oferecem conveniência e padronização. Porém, nem sempre contemplam as particularidades de cada indivíduo. Já os segundos oferecem ajuste e controle, garantindo amplo alinhamento com recomendações médicas e metas clínicas. 

Manejo clínico personalizado e adesão 

Todo tratamento é construído a partir da colaboração entre médico e paciente. Assim, um manejo clínico personalizado fortalece essa relação. Quando a terapia reflete as necessidades específicas da pessoa, a adesão à prescrição costuma ser maior. Ou seja: tratamentos mais efetivos e menores taxas de abandono. 

Conclusão 

A escolha entre manipulados e industrializados depende da avaliação do contexto clínico, caso a caso, de acordo com o perfil de cada paciente e dos objetivos terapêuticos que se pretende alcançar. Nesse contexto, a personalização oferece um importante diferencial. Nós, da Singular Pharma, oferecemos segurança e qualidade para quem preza pela assertividade na hora de alcançar resultados. Conheça nossos ativos e conte com o apoio do time farmacêutico para te auxiliar na elaboração do tratamento.   

 

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo.

Assine nossa newsletter