Intestino: por que ele é considerado nosso “segundo cérebro”?

Camila Kahn

Chamada de eixo intestino-cérebro, esta conexão é responsável por uma série de fatores no organismo que influenciam na imunidade, humor, energia e clareza mental. A comunicação entre os órgãos se dá de diversas formas: através do nervo vago, que promove uma conexão direta; do eixo HPA, responsável por regular o estresse e promover imunidade; além de atuar no ritmo circadiano, que influencia sono e metabolismo Portanto, um desequilíbrio nesta comunicação pode estar associado a problemas digestivos, ansiedade e até mesmo baixa imunidade. 

Mas por que o intestino é considerado o segundo cérebro? 

O órgão aloja a maior quantidade de células nervosas fora do cérebro, além de formar o sistema nervoso entérico, que regula as funções gastrointestinais – esse sistema cuida do trato digestivo sem precisar acionar o comando do cérebro. 

A desarmonia no eixo intestino-cérebro 

A microbiota do intestino é responsável pela produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e GABA, regulando humor, sono e cognição. Sua desregulagem pode estar ligada a distúrbios não apenas gastrointestinais, mas também neurológicos e emocionais. Entre eles estão a síndrome do intestino irritável, constipação, intolerâncias alimentares, ansiedade e depressão. 

Como promover uma relação equilibrada no eixo intestino-cérebro? 

Uma alimentação balanceada, com doses adequadas de fibras e probióticos auxilia no bom funcionamento desta comunicação. Aliado a isso, a prática de exercícios é essencial. 

Para auxiliar este processo e contribuir para a manutenção do eixo intestino-cérebro, a Singular Pharma com alguns ativos poderosos: 

  • Curqfen – biodisponibilidade superior da curcumina, com efeito anti-inflamatório. Além disso, melhora a saúde cardiovascular e do sistema endócrino, promovendo maior longevidade. 
  • Biointestil – apoio direto à saúde intestinal e à microbiota, auxiliando na redução dos gases, náuseas e refluxo, e colabora também no estímulo à digestão. 
  • Quercetina – antioxidante e anti-inflamatório poderoso, auxilia na proteção celular e é utilizado na prevenção e tratamento do diabetes, obesidade e doenças cardivasculares. 
  • Corebiome – pós-biótico que nutre o intestino e fortalece a comunicação cérebro-intestino, além de promover bem-estar e uma digestão saudável. Também auxilia no aumento da imunidade. 

Fale com um farmacêutico da Singular Pharma e conheça mais sobre cada um desses ativos e como eles podem integrar sua rotina com mais saúde. 

Gostou? Então compartilhe nosso conteúdo.

Assine nossa newsletter