Muitos buscam a fórmula perfeita para melhorar a concentração, a memória e o aprendizado, mas não há um único fator que possa solucionar essa questão de forma isolada.
O sistema cognitivo depende de hábitos saudáveis, como sono regular, uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos para o seu bom funcionamento. Embora os suplementos possam ser aliados na melhoria da cognição, eles não substituem a importância desses hábitos fundamentais para um cérebro saudável.
1.Definição
A cognição é um processo realizado pelo nosso cérebro que desencadeia o aprendizado, a memória e a elaboração do conhecimento. O processo cognitivo é responsável pelo desenvolvimento das capacidades intelectuais e emocionais, como raciocínio, pensamento, compreensão, percepção, concentração e memória.
Diversos fatores podem contribuir para a perda cognitiva, afetando atividades do dia a dia, como lembrar datas, planejar e executar tarefas. A idade pode ser um fator influente, pessoas mais velhas tendem a sofrer mais com os sintomas da perda, muitas vezes associados a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. No entanto, a perda cognitiva também pode ocorrer em pessoas mais jovens e está associada a condições como depressão, ansiedade, estresse excessivo e insônia.
2.Como melhorar a saúde cognitiva?
Para melhorar a cognição, é essencial manter hábitos de vida saudáveis, como dormir bem, ter uma dieta equilibrada com o consumo adequado de carboidratos, que fornecem a energia necessária ao cérebro, fazer exercícios físicos regularmente, evitar excessos de bebidas alcoólicas, não fumar e reduzir o estresse.
O suplemento também pode ser um importante aliado na reposição de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento cerebral, quando recomendado por profissionais de saúde para otimizar os mediadores nutricionais.
3.Suplementação
Alguns ativos podem auxiliar na melhora da concentração e memória, dentre eles estão:
- Magnésio: melhora a função nervosa, psicológica e o metabolismo energético;
- Ômega 3: essencial para a composição das membranas dos neurônios, contribuindo para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, melhora a memória, o raciocínio e a capacidade de aprendizagem;
- Ginkgo biloba: atua na melhora do fluxo sanguíneo e no fornecimento de oxigênio para as células, auxiliando no processo cognitivo;
- Cafeína: melhora a cognição temporariamente, aliviando os sintomas de sono e fadiga, elevando o foco nas atividades;
- Colina: auxilia na síntese da acetilcolina no cérebro, contribuindo para o processo de aprendizado e memória.
A suplementação deve ser recomendada por especialistas e é preciso estar atento a excessos, que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo.
4.Singular Pharma
Diversos suplementos podem contribuir para reposição de vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento cerebral, auxiliando na melhoria da cognição. A Singular Pharma conta com um portfólio diversificado de ativos farmacêuticos, como Magnésio, Ômega 3 e Ginkgo biloba, permitindo a personalização do tratamento conforme as necessidades nutricionais de cada paciente.
Desta forma, ao considerar a suplementação, confie na experiência da Singular Pharma.