• Escrito por: Vanessa Visualizações do site12 view

Se você precisa lidar diariamente com azia, queimação no estômago ou no peito, refluxo, desconforto abdominal, enjoos, vômitos e diarreias, certamente conhece bem os problemas que a má digestão gera ao nosso organismo e à nossa rotina. De acordo com o último levantamento realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (2018), mais da metade da população do nosso país sofre com sintomas de má digestão, que impactam aqualidade de vida, qualidade de sono, humor e rendimento físico de muitas pessoas. A boa notícia é que a maior parte dos problemas digestivos pode ser amenizada com a mudança de hábitos alimentares, ingestão regular de água e fibras, além do uso de fórmulas naturais, homeopáticas e suplementos alimentares para o combate e prevenção de dores e incômodos relacionados ao aparelho digestivo. Entenda melhor as causas e conheça as soluções que a Singular Pharma apresenta para que você comece hoje mesmo a ter um dia a dia mais leve, tratando e prevenindo os sintomas da má digestão.

O que é má digestão?

Também chamada de dispepsia, a má digestão diz respeito a uma série de distúrbios gástricos e dores abdominais, que podem ser causados por maus hábitos alimentares (comer muito rápido, beber muito líquido durante as refeições, consumo excessivo de alimentos gordurosos e frituras, comer em grandes quantidades, entre outros).

Apesar de ser um problema comum, a má digestão pode ser perigosa. Alguns sintomas quando não tratados podem evoluir para doenças mais graves, como gastrites, colites e até mesmo úlceras. Por isso, a indicação é sempre buscar o auxílio de um profissional de saúde e realizar o tratamento adequado, seguindo as recomendações em relação aos hábitos alimentares.

O que causa a má digestão?

Para entender melhor, imagine que você está prestes a comer um lanche num fast-food, com hambúrguer grande, muita batata frita e meio litro de refrigerante. Provavelmente, minutos após acabar de comer, você sentirá algum tipo de incômodo digestivo. Isso porque a má digestão ocorre quando acontece o estiramento do estômago pelo consumo de alimentos em grande quantidade e pela dificuldade do órgão em ingerir líquidos gasosos junto a gorduras, proteínas e carboidratos. O consumo de um lanche como esse, de difícil digestão, faz com que o estômago aumente a produção de ácido e de suco gástrico. O resultado é a sensação de estômago pesado, azia, enjoo, gases e estufamento, que podem gerar horas de desconforto. 

Os sintomas da má digestão costumam ser transitórios, mas sua recorrência pode acarretar um agravamento do quadro. Por isso a indicação é que se faça prevenção e tratamentos, evitando que os desconfortos evoluam para doenças mais graves, como gastrites (lesões no estômago devido à acidez do suco gástrico) e úlceras (feridas no duodeno, estômago ou esôfago).

Além das questões alimentares, outros fatores podem causar sintomas de má digestão. Hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas, altas cargas de estresse emocional, fumo, obesidade ou sobrepeso e até mesmo uso de determinados tipos de medicamentos (anti-inflamatórios, derivados do ácido acetilsalicílico e corticosteroides) podem interferir no funcionamento pleno do sistema digestivo – na produção de enzimas, ácidos, suco gástrico e até mesmo na velocidade da digestão. As consequências vão desde uma simples azia até feridas estomacais.

Comece a cuidar hoje mesmo da sua má digestão

A primeira indicação dos médicos costuma ser uma revisão das práticas alimentares e hábitos da rotina que contribuam para o agravamento de sintomas. Logo, é importante ter um sono reparador, uma rotina saudável com prática de exercícios, uma dieta equilibrada, com maior consumo de fibras e redução da ingestão de embutidos, enlatados, gorduras, refrigerantes etc. Além dessas mudanças é possível obter a ajuda de fórmulas fitoterápicas ou homeopáticas eficientes tanto na prevenção quanto no combate à sintomática da má digestão.

Líder em manipulação de medicamentos na região, a Singular Pharma possui uma equipe especializada para produzir fórmulas e suplementos alimentares que atuam na qualidade da sua digestão e, consequentemente, na sua qualidade de vida. Em nossos laboratórios utilizamos os melhores insumos do mercado, obtidos dos maiores fabricantes globais, o que confere segurança e eficiência aos tratamentos que oferecemos.

Quero falar com um consultor e cuidar da minha má digestão

Conheça as soluções Singular para seu problema digestivo

Com o intuito de melhorar sintomas e desconfortos, trabalhamos com ativos que atuam na digestão adequada de carboidratos, proteínas e gorduras e na absorção de nutrientes pelo intestino. É o caso da Alcachofra (Cynara scolymus L), suplemento alimentar manipulável em cápsulas, que ajuda a controlar as taxas de colesterol no sangue e facilita o trabalho do sistema digestivo com alimentos de alto teor de gordura, diminuindo os gases e o inchaço. Saiba mais sobre outros ativos que podem ser manipulados para atuar contra a má digestão:

Extrato Seco de Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia Martius) – melhora sintomas como azia, esofagite de refluxo e flatulência, além de possuir ação analgésica rápida no tratamento de úlceras e gastrites.

Stomazinc – complexo formado por um composto de aminoácidos (β-alanina e histidina) e zinco, Stomazinc é um protetor estomacal que atua na prevenção de lesões da mucosa gástrica, sem interferir no processo digestivo nem na absorção de nutrientes. Ele atua promovendo a cicatrização de úlceras, além de inibir o crescimento da H. pylori – bactéria responsável por causar sintomas abdominais, podendo aumentar o risco de úlceras e até mesmo câncer.

Suplementação com enzimas digestivas – proteínas de ocorrência natural que catalisam as reações bioquímicas do sistema digestório, as enzimas digestivas podem ser utilizadas como suplementação alimentar (são exemplos a bromelina, alfa-amilase, lactase, celulase, lipase, papaína, celulase, pancreatina, betaína HCL, alfa-galactosidade, maltase, hemicelulase e a pepsina). Elas podem ser manipuladas em cápsula ou até mesmo associadas de acordo com a indicação farmacêutica e ajudam a reduzir o desconforto gastrointestinal, melhorando a digestão, a absorção de nutrientes e o fortalecimento do sistema imunológico.

Não adie a decisão de melhorar seus problemas de má digestão e ter uma vida com mais qualidade. Entre em contato com a equipe Singular Pharma pelo WhatsApp e descubra a melhor indicação para o seu caso.

Fale agora com um de nossos consultores e comece seu tratamento!