• Escrito por: Vanessa Visualizações do site12 view

O equilíbrio hormonal é essencial para que diversas funções do corpo atuem de forma corretacrescimento, capacidade reprodutiva, metabolismo e até mesmo comportamento e saúde emocional. Quando ocorre o desequilíbrio hormonal (ou seja, quando o organismo passa a produzir hormônios em quantidades maiores ou menores do que realmente precisa), diversos sintomas e problemas começam a aparecer, afetando a saúde e o bem-estar.

Mas você sabia que, além da reposição e modulação com hormônios bioidênticos – aqueles preparados exclusivamente pelas farmácias de manipulação – algumas fórmulas com fitoterápicos ajudam a equilibrar a produção de hormônios no organismo? Continue a leitura e descubra mais sobre como a Singular Pharma pode ajudar você por meio de hormônios e fórmulas produzidos com os insumos de maior qualidade do mercado e que garantem os melhores resultados para o seu reequilíbrio e bem-estar.

Mas, afinal, o que são hormônios?

Você certamente já ouviu falar em hormônios, mas talvez não saiba exatamente o papel deles. Os hormônios são substâncias produzidas naturalmente por glândulas específicas do organismo (as chamadas glândulas endócrinas). Tais substâncias estão ligadas a respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas do corpo humano.

Para visualizar melhor, imagine o gerente de um supermercado. Ele orienta as equipes para que cada setor funcione de forma correta, atribuindo responsabilidades a cada funcionário e coordenando a organização do estabelecimento de acordo com cada seção – higiene, produtos de limpeza, alimentação, entre outros. Nossos hormônios também gerenciam o corpo humano: eles que coordenam o crescimento, manutenção e reparação das nossas células, órgãos, tecidos e sistemas. A ausência do equilibro hormonal desregula as funções do organismo, gerando consequências à saúde e à qualidade de vida.

Por que acontece o desequilíbrio hormonal?

O desequilíbrio hormonal ocorre por diversos fatores. Ele acontece em decorrência do aparecimento de determinados problemas de saúde, como também pode provocar doenças. Diabetes, hipotireoidismo e ovários policísticos, por exemplo, podem desajustar o equilíbrio hormonal. Mas há também uma série de fatores que interferem na produção adequada dessas substâncias no organismo:

  • Má alimentação;
  • Estresse;
  • Redução da qualidade e quantidade de sono;
  • Rotinas exaustivas;
  • Envelhecimento natural;
  • Redução dos níveis de vitamina D.

O tratamento adequado para promover o reequilíbrio hormonal vai depender não apenas das causas, como também das particularidades de cada paciente:

Modulação hormonal – é um tratamento preventivo que vai corrigir a produção desequilibrada de hormônios (estejam abaixo ou acima do ideal) antes que se dê o agravamento de sintomas ou doenças. Esse tratamento pode ser feito por meio do uso de hormônios propriamente ditos ou de suplementação alimentar (micro ou macronutrientes).

Reposição hormonal – na reposição, o tratamento é feito posteriormente ao aparecimento dos efeitos do desequilíbrio hormonal e tem como objetivo devolver ao corpo humano hormônios que ele já não consegue mais produzir em quantidades normais.

Leia também – EQUILÍBRIO HORMONAL: saiba como ele influencia a qualidade de vida e descubra o melhor tratamento para você.

Fórmulas que salvam!

A Singular Pharma trabalha com diversos produtos que auxiliam a reequilibrar os problemas hormonais que tanto afetam a saúde de homens e mulheres. Conheça algumas das alternativas naturais que podem ser manipuladas em nossos laboratórios e que propiciam um tratamento seguro e eficiente:

Rhodiola Rosea – essa planta medicinal auxilia na redução dos níveis de estresse e ansiedade, graças aos compostos que aumentam moderadamente a quantidade de endorfinas no organismo. Seu uso reflete nas sensações de bem-estar, melhora o estado de ânimo e age também na redução dos níveis do cortisol – hormônio que atua no aumento da captação de glicose pelo tecido adiposo, aumento do peso, da pressão arterial e do risco de acidentes cardiovasculares (como acidentes vasculares cerebrais – AVCs e infartos).

Ashwagandha – também conhecida como ginseng indiano, é uma planta adaptógena, assim como a Rhodiola Rosea e o Manjericão Sagrado (Ocimum tenuiflorum) – ervas não tóxicas, que ajudam a combater o estresse. Ela promove o balanço hormonal e protege de diversas doenças, além de reduzir os níveis de ansiedade e depressão, melhorando a imunidade e atuando na prevenção da candidíase (infecção fúngica). A Ashwagandha atua na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e no controle do colesterol, assim como na atuação da tireóide (uma das mais importantes glândulas do corpo humano).

Para o público feminino, alguns suplementos alimentares são seguros e possuem eficácia cientificamente comprovada para atenuar os sintomas que se iniciam no climatério e se estendem até o início da menopausa:

Isoflavonas são substâncias presentes na soja. Seus principais constituintes apresentam uma forte afinidade pelo receptor beta de estrogênios. Dessa maneira podem reduzir os sintomas clássicos da menopausa. Apresenta propriedades imunoestimulantes e antioxidantes. Estudos mostram que as isoflavonas aumentam a quantidade de cálcio retida nos ossos e assim previne a osteoporose.

Yam Mexicano (Dioscorea villosa), conhecido como inhame selvagem, é uma planta medicinal utilizada na terapia de reposição hormonal como um precursor da biossíntese de estrógenos e progesterona. Pode ser manipulado em cápsulas, também atua como excelente regulador hormonal para mulheres. Por ser fonte de diosgenina – fito-hormônio que, quando no trato intestinal, estimula os níveis hormonais do cérebro – sua ingestão atua na melhora de sintomas como instabilidade de humor, cefaleia, ondas de calor e dores nas articulações. De acordo com estudos, o inhame é ainda um ótimo produto natural para auxiliar mulheres com dificuldade de ovular e na regulação do ciclo menstrual. Seu uso apresenta resultados satisfatórios na diminuição dos efeitos indesejáveis do declínio de estrogênio no organismo feminino.

Conte com a Singular!

Agora que você já conhece diversas alternativas para reequilibrar os hormônios e melhorar o funcionamento do seu organismo, que tal começar hoje mesmo a fazer o tratamento que vai atuar diretamente na melhora da sua qualidade de vida? Na Singular Pharma, você encontra essas e outras opções que podem inclusive ser associadas, seguindo a orientação dos profissionais de saúde prescritores, atendendo de forma personalizada às suas necessidades de saúde e bem-estar.

Só na Singular Pharma você tem a garantia de ter acesso a hormônios e fórmulas manipulados com os melhores insumos do mercado, vindos dos fornecedores nacionais mais confiáveis, que os adquirem dos maiores fabricantes globais. Com isso, você tem não apenas um tratamento mais seguro, como também mais eficaz, em que os resultados se tornam potencializados e duradouros.

Não perca tempo e peça já o seu orçamento pelos nossos canais digitais (WhatsApp, site, Instagram e telefone). Temos uma equipe de profissionais preparada para tirar suas dúvidas e para orientar você na busca do tratamento que você precisa.  

QUERO FALAR COM UM CONSULTOR