• Escrito por: Vanessa Visualizações do site12 view

A manipulação de fórmulas tem como objetivo principal se alinhar ao conceito do preparo individualizado de medicamentos para cada pessoa, considerando suas restrições, particularidades de saúde e objetivos. A indicação pelos profissionais de saúde do uso das fórmulas manipuladas possui uma série de vantagens frente à recomendação de medicamentos comuns: elas fazem diferença na maior adesão ao tratamento e entregam associações seguras de substâncias, de acordo com que o que cada um necessita. Conheça mais benefícios que os tratamentos manipulados podem agregar à saúde e bem estar dos pacientes.

PRODUÇÃO ARTESANAL E SEGURANÇA DOS PROCESSOS

Para funcionar, as farmácias de manipulação precisam seguir um conjunto extenso de regras e estar de acordo com os preceitos de órgãos de saúde, incluindo vigilância sanitária e conselho regional de farmácia. Por serem produzidos em escala menor, as fórmulas manipuladas possuem um controle maior de produção, resultando em medicamentos mais seguros e com maior controle de qualidade do que os fabricados em larga escala pela indústria farmacêutica comum e vendidos nas prateleiras das drogarias. Sob a responsabilidade de farmacêuticos e supervisão de uma série de outros profissionais (como técnicos em química, nutricionistas e engenheiros de produção), há garantia maior na precisão da dosagem das substâncias, o que interfere na eficiência dos tratamentos. As farmácias de manipulação se preocupam ainda em estar alinhadas com o que há de mais moderno na produção de fórmulas e à pesquisa e inovação da ciência farmacêutica resultando em tratamentos mais avançados e exclusivos.

ASSOCIAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E ADEQUAÇÃO DA FORMA FARMACÊUTICA

Para muitos pacientes, o excesso de medicamentos distintos ou questões de sua forma farmacêutica (comprimidos grandes demais ou xaropes pouco palatáveis, por exemplo), podem se apresentar como um empecilho para a adesão ao tratamento ou sua continuidade a longo prazo. Diferente da indústria farmacêutica convencional, as farmácias de manipulação podem adequar as fórmulas à conveniência do usuário em dois aspectos distintos: possibilidade de associação de substâncias, agregando diversos tratamentos em um único medicamento; e multiplicidade de formas farmacêuticas disponíveis, indo além daquelas existentes em farmácias comuns. Diminuindo a quantidade de medicações diferentes que precisa ingerir, evitam-se por exemplo, os esquecimentos durante o tratamento. A possibilidade de manipular substâncias em formas farmacêuticas menos convencionais (como pós solúveis em água, balas, chocolates, pirulitos, gomas comestíveis, entre outros), aumenta a aceitação dos medicamentos por pacientes mais criteriosos ou com restrições e resulta em tratamentos mais bem sucedidos.

MAIS ECONOMIA E MENOS DESPERDÍCIO

A manipulação de fórmulas e associação de substâncias de maneira artesanal são prerrogativas exclusivas das farmácias de manipulação. Graças a esta possibilidade, o profissional de saúde pode contribuir para a economia dos seus pacientes. Sabendo a duração do tratamento e a quantidade de substância para cada uso, as fórmulas podem ser manipuladas exatamente da maneira que cada um necessita e na quantidade exata, evitando desperdício e descarte de medicamento não utilizados, o que inevitavelmente acontece com o uso dos remédios comuns. Como na manipulação não existem sobras e o cliente paga exatamente pela quantidade necessária, os preços dos tratamentos podem ser reduzidos em até 30%. Com mais economia e tratamentos de qualidade, os pacientes ficam ainda mais satisfeitos com o profissional de saúde que o acompanha.

EXCLUSIVIDADE DE FÓRMULAS E PRODUTOS MAIS SEGUROS

Muitas substâncias são fornecidas exclusivamente para as farmácias de manipulação, como por exemplo, hormônios e fitoterápicos para emagrecimento. Com a indicação de remédios manipulados, o profissional de saúde pode oferecer ao seu paciente o acesso a fórmulas únicas que não são encontradas nas drogarias, e até mesmo reproduzir medicamentos que já foram descontinuados pela indústria farmacêutica convencional, possibilitando a continuidade de tratamentos. Além disto, na manipulação de medicamentos há uma atenção maior à qualidade dos insumos utilizados e ao que é acrescentado nas fórmulas, sendo possível retirar substâncias potencialmente danosas a um paciente caso ele possua alergias ou intolerâncias.

SINGULAR PHARMA: QUALIDADE ÍMPAR E REDUÇÃO DE RISCOS

Manipular medicamentos e oferecer tratamentos únicos é a atividade que mobiliza a arte e ciência dos produtos da Singular Pharma. Com a garantia de utilizar os melhores insumos do mercado, obtidos dos maiores fabricantes globais, a Singular oferece aos prescritores parceiros a segurança de indicarem aos seus pacientes tratamentos únicos, exclusivos, mais seguros e eficazes. Outro diferencial que se destaca é o Conceito Free, que garante que as fórmulas dos nossos laboratórios são livres de substâncias potencialmente danosas ao organismo humano, ou que possam causar intolerâncias ou alergias aos pacientes – como lactose, glutén, parabenos, lauril sulfato de sódio, derivados de alumínio, entre outros. Apenas na Singular Pharma os profissionais de saúde têm a tranquilidade de indicar um tratamento seguro e que ofereça unicamente aquilo que seu paciente precisa, sem aditivos químicos agressivos.

Conheça mais sobre o conceito Singular de manipular medicamentos para o tratamento que seu paciente necessita. Conheça nossos canais digitais e visite nosso site: www.singularpharma.com.br