A chegada do inverno, com o clima mais frio e a baixa umidade, cria um ambiente mais propício para o desenvolvimento de doenças respiratórias e infecções. Mas você sabia? Os ventos frios e as baixas temperaturas não têm relação direta com a redução da imunidade do organismo.
Com as chuvas recorrentes e o clima mais gélido, as pessoas tendem a se proteger em lugares fechados, aumentando a aglomeração e favorecendo a maior circulação de vírus, facilitando a proliferação de doenças. Para diminuir o risco de adoecer, é recomendado adotar hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico, mantendo as defesas e barreiras de proteção que atuam no combate de vírus, micróbios e bactérias.
Quer saber como melhorar o seu sistema imune? Continue lendo!
1. Definição
O sistema imune é uma estrutura formada pelo conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas presentes no corpo humano que protegem o organismo de agentes invasores, como fungos, protozoários, vírus ou bactérias.
O conjunto é responsável por identificar as ameaças e combater os efeitos nocivos desencadeados por microrganismos externos, isolando esses agentes e produzindo anticorpos para evitar a proliferação desses agentes, destruir tecidos comprometidos e promover a regeneração celular a fim de manter o corpo saudável. A imunidade pode ser classificada em dois tipos:
- Inata: É formada por todos os tecidos, sistemas orgânicos e funções biológicas mais básicas desenvolvidas desde a gestação. Nos indivíduos saudáveis, a imunidade atua de maneira rápida, evitando a manifestação de microrganismos.
- Adquirida: Desenvolve-se quando o organismo entra em contato com o agente invasor, sendo quando ficamos doentes quanto por meio da vacinação. Desta forma, o corpo desenvolve células de memória que entram em ação rapidamente, proporcionando uma resposta imunológica mais eficaz para combater doenças e infecções.
As doenças podem se agravar quando o sistema imunológico está afetado, o que dificulta a detecção, tratamento e a cura. Assim, o mais seguro é reforçar a imunidade, mantendo a capacidade de defesa do corpo.
2. Como fortalecer a imunidade?
Para o bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário adotar hábitos mais saudáveis para garantir o aumento da imunidade e promover a qualidade das defesas do organismo.
A alimentação rica em vitaminas e minerais a partir de alimentos como verduras, frutas, grãos, carboidratos e proteínas é uma importante aliada para que o organismo se mantenha saudável e bem nutrido. Assim como outros hábitos, como:
- Praticar atividades físicas;
- Dormir bem;
- Hidratação;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas;
- Controlar os níveis de estresse;
- Não fumar;
- Manter o cartão de vacina atualizado.
3. Suplementação
Os suplementos são uma ótima alternativa para fortalecer a imunidade. A alternativa facilita a ingestão de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e deve ser realizada com acompanhamento médico.
Sabendo que a suplementação pode ser uma aliada no processo de melhoria das defesas do corpo, a Singular Pharma dispõe de uma série de manipulados para auxiliar no cuidado com a saúde e bem-estar. Contamos com diversos ativos para reforçar o sistema imune:
- Própolis, seu extrato impede a atividade microbiana, sendo um antibiótico, anti-inflamatório, antifúngico e antioxidante, poderoso no combate às infecções bacterianas e virais;
- Cúrcuma, a raiz atua como antioxidante, protegendo o sistema imunológico.
Por isso, ao considerar suplementos específicos para suas necessidades e objetivos, confie na expertise da Singular Pharma.