• Escrito por: Paulo Visualizações do site12 view

As dores musculares, apesar de comuns, são um incômodo rotineiro e podem trazer prejuízos consideráveis à saúde e à qualidade de vida de muitas pessoas. Essas dores podem se restringir a musculaturas específicas ou se refletir em todo o corpo, com intensidade que varia de leve a extrema, a depender da causa e do organismo atingido.

Você certamente já recorreu aos relaxantes musculares vendidos nas drogarias, que dispensam a apresentação de receita para a compra. O uso indiscriminado desses medicamentos, entretanto, pode trazer consequências, como efeitos colaterais mais severos (agitação, alteração da concentração, tonturas, torpor, confusão mental, secura na boca, alterações visuais, anormalidades dos batimentos cardíacos, reações alérgicas e até mesmo coma), além do risco de dependência decorrente da sensação de alívio trazida por esses medicamentos.

Os medicamentos naturais são sempre uma boa alternativa quando se fala em redução de efeitos colaterais. Mas será que existem relaxantes naturais que efetivamente ajudam a diminuir as dores musculares oferecendo menos riscos à saúde? Continue a leitura e descubra!

Origem das dores musculares

É possível dizer que todas as pessoas, em algum momento da vida, já sofreram as consequências das dores musculares. Suas causas podem variar, mas normalmente estão associadas a alguns fatores mais comuns: sedentarismo, falta de práticas de alongamento, prática intensa de exercícios físicos, acometimento por infecções virais ou traumas, má postura, inflamações como bursite e tendinites, tensão muscular ocasionada por estresse excessivo, entre outros.

De maneira geral, as dores musculares costumam ser benignas, mas podem ser oriundas de outros problemas de saúde. Apesar disso, o impacto dessas dores na qualidade de vida e bem-estar levam as pessoas a buscarem os relaxantes musculares como uma solução para alívio rápido do incômodo. Considerando os riscos da automedicação, os relaxantes musculares naturais aparecem como uma alternativa mais segura para a melhora dos sintomas.

Atuação dos relaxantes musculares naturais

Assim como os medicamentos, os relaxantes musculares naturais atuam na diminuição da tensão e da rigidez muscular. Ao contrário daqueles oferecidos pelas drogarias, nos relaxantes naturais os efeitos colaterais são praticamente inexistentes e a segurança para o uso é maior.

As propriedades anti-inflamatórias dos relaxantes musculares naturais são a base da sua ação no combate às dores. A vantagem é que eles podem ser utilizados em chás, manipulados em cápsulas, em gel ou até mesmo sabonete, possibilitando o uso tópico. No caso dos chás, é sempre importante ter cautela: opte por ervas que passaram pelo controle de qualidade dos órgãos de saúde e da vigilância sanitária, evitando assim intoxicações e uso indevido.

Conheça agora os principais ativos que podem contribuir para a melhora das suas dores musculares:

Passiflora: a flor do maracujá , cujo nome científico é Passiflora incarnata, auxilia no tratamento de inflamações musculares e dores de cabeça. Além dos ativos antioxidantes obtidos das pétalas, a passiflora é rica em compostos e óleos essenciais com ação analgésica e relaxante, que atuam não apenas na parte muscular, mas também na redução de sintomas como nervosismo, estresse e ansiedade.

Arnica: a Arnica montana, espécie vegetal popularmente conhecida como arnica, contém uma substância anti-inflamatória chamada helenalina, que bloqueia a produção de proteínas responsáveis por inflamações crônicas. A arnica pode ser manipulada em gel, pomada ou creme para massagem para uso tópico nas dores localizadas e nos medicamentos homeopáticos nas formas líquida e em glóbulos. A arnica auxilia ainda no alívio de distensões musculares, torcicolos e lombalgias graças ao seu efeito analgésico.

Óleo de copaíba: conhecido como o “bálsamo da Amazônia”, possui os sesquiterpenos β-cariophileno, responsável pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica; e o β-bisaboleno, com ação analgésica. Alivia as dores musculares, reumatismos e ativa a circulação sanguínea, o que é bom para as áreas que sofrem contusões, comuns em quem é atleta ou praticante de algum tipo de luta. Pode ser usado na região lesionada por meio de massagens, diluindo algumas gotas em um óleo vegetal.

Camomila: planta que é reconhecidamente um dos mais populares calmantes naturais, a camomila também possui ação anti-inflamatória: seu uso contribui no combate a câimbras, ajuda a relaxar os músculos e a reduzir as dores provocadas por ansiedade, estresses e até mesmo cólicas menstruais. Embora mais conhecida na forma de chá, a camomila também pode ser manipulada em cápsulas, tendo o efeito dos seus ativos potencializados.

Lavanda: a lavanda possui poderes relaxantes, que ajudam a aliviar dores musculares, tensões, mialgia, estresse e ansiedade. Um dos seus usos mais conhecidos atualmente é na forma de óleo essencial para massagens ou mesmo por inalação, para que se obtenham os efeitos terapêuticos de relaxamento, aliviando cansaço e dores.

Viu como os relaxantes musculares são uma excelente opção para cuidar das suas dores com mais segurança e menos riscos à sua saúde? Não perca tempo! Entre em contato com a Singular Pharma pelo WhatsApp e solicite ainda hoje as fórmulas que são a melhor opção para cuidar do seu bem-estar físico e mental. Além da nossa excelência em qualidade e garantia de segurança, você conta com apoio dos nossos profissionais para tirar todas as suas dúvidas sobre a manipulação do relaxante muscular ideal para o seu caso.