• Escrito por: Vanessa Visualizações do site12 view

O empreendimento das farmácias de manipulação é um segmento de saúde em constante crescimento no Brasil. Isto se justifica porque a busca por fórmulas e medicamentos manipulados possui inúmeras vantagens quando comparados aos remédios oferecidos nas drogarias. As diferenças entre produtos fornecidos nestes dois estabelecimentos nem sempre é clara ao consumidor final. Para entender os benefícios dos medicamentos manipulados é importante explicar no que consiste uma farmácia de manipulação.

A farmácia de manipulação é uma modalidade de estabelecimento de saúde que produz, de forma artesanal, fórmulas e medicamentos alopáticos ou homeopáticos (que podem conter matéria prima de origem animal, vegetal, mineral e sintética na composição) e fitoterápicos (que utiliza exclusivamente insumos vegetais). Justamente por serem artesanais, as fórmulas manipuladas já apresentam vantagens: seu processo de produção é mais cuidadoso por ser individualizado, do que os medicamentos das grandes indústrias, que fabricam em larga escala. Além disso, fórmulas manipuladas podem ser completamente personalizadas, de acordo com as necessidades e restrições de cada paciente.

Um exemplo comum de restrição que resulta na necessidade de individualização na produção de um medicamento é a presença de lactose em diversas drogas industrializadas. Isto porque a substância atua como excipiente – ou seja, um ingrediente inativo que funciona como veículo para dar estabilidade para outras substâncias em uma medicação. Uma pessoa intolerante à lactose, por exemplo, não pode recorrer a uma drogaria e utilizar um medicamento que tenha este ingrediente presente na composição, mas é possível que ela solicite que seu medicamento manipulado seja formulado sem este componente.

Apenas as farmácia de manipulação tem autorização legal para manipular os diversos fármacos em suas diversas possibilidades de dosagens e formas farmacêuticas. Para funcionar, precisam seguir um conjunto de exigências legais e técnicas: documentação; estrutura física e tecnológica de alto padrão, inovação e atualização; qualidade rigorosa; controle do Conselho Regional de Farmácia e atendimento às resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

As drogarias já são amplamente conhecidas por toda a população: elas oferecem produtos e medicamentos industrializados, sejam eles de referência ou genéricos. Os remédios comercializados nestes estabelecimentos são repassados ao consumidor exatamente como vêm de fábrica, com fórmulas prontas e que não podem ser alteradas ou modificadas. Muitas vezes, a dosagem necessária a um paciente precisa ser adaptada com o corte no comprimidos ou os tratamentos precisam combinar dois ou três medicamentos diversos, com substâncias de princípio ativo distintos.

As fórmulas manipuladas, por sua vez, podem ser feitas para atender às necessidades e restrições específicas de cada paciente. É possível listar uma série de benefícios na escolha pelos medicamentos não industrializados:

  • Associação de substâncias: para um determinado tratamento, o indivíduo pode necessitar do uso de diversos medicamentos. As fórmulas manipuladas auxiliam e possibilitam que estas substâncias sejam combinadas num única cápsula, para tratar inclusive de problemas distintos, o que facilita a adesão do paciente ao uso destas medicações e à prescrição exata.
  • Apresentação personalizada: há casos em que o paciente necessita de apresentações não encontradas nos remédios das drogarias. Com a possibilidade de manipulação, é possível realizar a adequação farmacêutica ideal para cada uso e indicação, seja na dosagem ou na forma farmacêutica.
  • Dosagem e quantidade de acordo com o tratamento: quando um remédio não está disponível na dosagem solicitada pelo profissional de saúde, é possível que a manipulação ofereça apresentação em doses diferenciadas e individualizadas, evitando o corte de comprimidos e erros durante o uso. Também é possível que ele solicite a quantidade exata para a realização do tratamento, evitando assim desperdícios e prejuízos oriundos da compra de caixas com mais medicação do que o necessário.
  • Adequação do veículo e apresentação: muitos medicamentos podem ser manipulados em formatos distintos. A depender da necessidade do paciente e indicação, a fórmula pode ser apresentada em, cápsula, gel, tabletes sublinguais, gotas, líquidos (inclusive com sabores diversos).
  • Personalização para restrições e necessidades individuais: pacientes alérgicos ou intolerantes a conservantes, corantes, solubilizantes ou excipientes podem solicitar que a manipulação produza a sua fórmula sem estes aditivos. Para pacientes com restrições como alergias e intolerâncias, a Singular Pharma atesta a completa segurança de suas fórmulas, através do exclusivo “Conceito free”. Graças a ele, todos os manipulados produzidos em nossos laboratórios, sejam voltados para nutrição, metabolismo ou saúde da pele, são completamente livres de lactose, parabenos, glúten, lauril sulfato de sódio, derivados de alumínio, aromas e corantes sintéticos. Estas substâncias, potencialmente causadoras de alergias e intolerâncias, não são utilizadas em nossos produtos farmacêuticos. Além disto, o alto padrão dos laboratórios de última geração e a equipe especializada possibilitam plena atenção a associações de substâncias, limites de dosagem, incompatibilidades e rastreabilidade dos insumos. Isto garante que as fórmulas sejam manipuladas com segurança e qualidade que conferem a eficácia dos tratamentos e a melhoria da qualidade de vida de nossos consumidores.