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Caro leitor,

Se você sofre com problemas como falta de concentração e foco, uma memória ruim e até mesmo dificuldade de compreensão ou entendimento e não sabe como contornar isso.

A dificuldade de se concentrar nas tarefas cotidianas e a frustração por não conseguir completá-las lhe incomodam? Descubra se essa pode ser a solução para você!

De acordo com estudos científicos o sistema cognitivo também se relaciona com o cuidar do corpo, dessa forma, a prática de exercícios físicos impacta diretamente nas suas funções cognitivas, gerando benefícios como diminuição do tempo de reação, melhor amplitude de memória e melhora do estado de humor e medidas de bem-estar.


Separamos um conteúdo especial para mostrar, de forma descomplicada, o quanto a prática regular de atividades físicas soma, não só para a saúde corporal, como também para a saúde cognitiva.


Sistema Cognitivo: do que se trata

Para compreender o tema precisamos, antes de tudo, compreender uma definição importante.

De modo bastante simplificado, uma boa cognição tem a ver com bom funcionamento do cérebro e de habilidades como o raciocínio lógico.

O sistema cognitivo é responsável por algumas habilidades essenciais à uma vida saudável como, por exemplo:

1- Capacidade de concentração
2- Capacidade de raciocínio que conduza a conclusões coerentes
3- Capacidade comunicativa e articulação lógica do pensamento
4- Desenvolvimento saudável das memórias, imaginação e criatividade
5- Capacidade de discernimento e tomada de ação


Esses são 5 pequenos “detalhes” que nos fazem funcionar como máquinas perfeitamente humanas, em seu máximo potencial.

Por esse início de conversa, esperamos que você já tenha entendido o quanto as atividades estimulantes da cognição são importantes.

5 benefícios dos exercícios físicos para você “pensar melhor”

Sem muita enrolação, segue uma lista das grandes vantagens que a sua saúde mental vai experimentar com as atividades físicas dando um “alô” na sua rotina diária:

1 – Potencialização da memória

Manter a saúde em dia é também manter o cérebro jovem. A memória é um recurso essencial do ser humano e a capacidade de utilizá-la, através do raciocínio, é o que nos diferencia das demais espécies.

Doenças neurológicas como a demência, o Alzheimer, entre outras, costuma surgir também com o envelhecimento do cérebro.

A “velhice cerebral” é um processo natural da vida. Por isso, adquirir hábitos que melhoram a cognição e potencializam a memória é uma postura preventiva.

2 – Desfrutar de um sono reparador e de maior qualidade

Poucas sensações se comparam a acordar com plenitude depois de uma noite de sono profundo e relaxante.

O sono reparador não é somente prazeroso. Ele é fundamental para proporcionar uma verdadeira disposição cognitiva.

Quem dorme bem tem menos chances de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão arterial, depressão, diabetes, obesidade e uma série de problemas de saúde.

3 – Melhora da aprendizagem

Pesquisas apontam que a prática de exercícios físicos levam a melhora da “neuroplasticidade” que é a capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar. 

Para entender melhor, a nível estrutural o cérebro se adapta e se molda de acordo com as experiências vividas. Na prática, isso ocorre como se estivéssemos ensinando o nosso cérebro a como se comportar melhor.


4 – Melhora da atividade cerebral

Para que ocorra uma boa comunicação entre nossos neurônios é necessário a presença de moléculas chamadas neurotransmissores, dessa forma, torna-se necessário o aporte de quantidades adequadas dessas moléculas.

Dessa forma o exercício físico atua aumentando o fluxo sanguíneo cerebral e, consequentemente, levando mais oxigênio e outros substratos energéticos, proporcionando assim a estimulação da produção desses neurotransmissores. 

Favorecendo  melhor comunicação entre as células cerebrais e como consequência o aumento do foco, da concentração, do aprendizado e da memória.

5 – Melhoria do humor

É certo que, nesse sentido, o movimento também favorece a disposição mental. A prática esportiva é um canal de relaxamento não só muscular, mas da própria mente.

A endorfina e a serotonina, que são os já conhecidos hormônios liberados nesse contexto, proporcionam muito bem-estar. Logo, o humor também melhora.


Cognição & movimento: Dados importantes

O neurologista Ronald Petersen encabeçou um estudo que associa o exercício físico – principalmente aeróbico – à melhora da função cognitiva.

O aumento no pico da captação de oxigênio – que acontece no desempenho dessas atividades – aumenta também a massa cinzenta cerebral e, consequentemente, as habilidades cognitivas, o controle dos músculos e a percepção dos sentidos.

Assim, a pesquisa comprova que, na prática de exercícios cardiorespiratórios, dois benefícios ganham destaque:

– A melhoria da saúde cerebral
– O retardamento da perda da massa cinzenta do cérebro

Além disso, para um bom quadro de saúde, outros hábitos igualmente precisam integrar o seu estilo de vida. São eles:

– Alimentação balanceada e sem excessos de sal, gordura ou açúcar
– Manutenção da margem ideal de peso ou perda dos quilos “extras”
– Monitoramento da pressão arterial
– Controle frequente do colesterol
– Não aderir ao tabagismo

Segundo os médicos, o tempo recomendado de atividade física semanal é de, aproximadamente, 150 minutos.

Tranquilo, não é? Em apenas 3 dias na semana você bate essa meta.

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