• Escrito por: Paulo Visualizações do site12 view

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida e bem-estar estão intimamente ligados ao conceito de saúde.

Se declarar saudável exige percepção e análise dos estados do corpo e da mente. O desafio maior que se apresenta, nesse aspecto, é como atingir e manter o equilíbrio em todos esses âmbitos.

Aqui você confere 5 dicas para obter melhoras incríveis na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Alimentação equilibrada

Manter o equilíbrio na alimentação tem a ver com disciplina. Mas isso não precisa ser algo pesado. Pelo contrário, reconhecer a boa alimentação como um hábito prazeroso é um caminho sem volta. Adotar atitudes como essa vão te ajudar nessa missão:

  • Evitar enlatados ou embutidos
  • Comer mais frutas, verduras e legumes
  • Exercitar a calma na ingestão. Experimente mastigar devagar e evitar líquidos no momento das refeições

Além disso, a alimentação saudável ajuda a prevenir doenças, melhora a digestão e disposição no dia a dia. E, diferente do que se pensa, fazer uma dieta balanceada não significa necessariamente gastar muito dinheiro.

Existem, por exemplo, opções de saladas e alimentos ricos em proteínas que oferecem um baixo custo. Faça uma busca nas feiras agroecológicas de sua cidade e compare os valores com os preços dos mercados.

Não esqueça que os nutrientes encontrados em alimentos saudáveis têm participação importante na saúde mental e corporal.

Exercícios físicos

O corpo humano tem grande necessidade de estar em movimento para se nutrir de saúde e bem-estar. Em muitos casos, as doenças estão relacionadas com a ausência de exercícios físicos e estilo de vida sedentário.

Assim, o exercício físico ajuda muito na liberação de endorfina, serotonina e dopamina. Esses hormônios melhoram a autoestima, o humor, o prazer, a motivação e a sensação de bem-estar. De repente, trabalhar, estudar e se relacionar parecem muito mais simples no cotidiano.

Mas não se trata de um passe de mágica, todos esses êxitos são resultado do condicionamento e compromisso com a saúde física. Esse hábito precisa ser introduzido aos poucos, respeitando os limites do seu corpo para evitar lesões.

Ao adquirir o ritmo desejado e superar pouco a pouco os objetivos estabelecidos, o esgotamento da atividade física dará lugar ao prazer de se perceber superando a si mesmo.

Momentos de lazer

Essa é mais uma pequena mudança que fará toda a diferença. Pausar a rotina agitada que vivemos não é uma recompensa, é uma necessidade para qualquer vida que se pretenda ser saudável.

Não é fácil encarar o descanso sem culpa e com naturalidade. Mas, sim, ele é parte fundamental para a própria produtividade que tanto nos cobram e que tanto perseguimos.

Por isso, se permita desfrutar de momentos de lazer:

  • Separe ao menos 1 dia na semana para fazer algo que gosta 
  • Estabeleça rituais no início ou fim do dia que não estejam ligados ao trabalho
  • Evite o celular para desopilar a mente e curtir o ócio regenerativo
  • Se possível, entre em contato com a natureza 

Sono de qualidade

O sono é uma das nossas maiores fontes de energia. O mais indicado é que você durma, no mínimo, 7 horas por noite. Quanto mais tempo puder descansar, maior será a sua qualidade de vida.

Uma boa noite de sono possibilita:

  • Aumento da sensação de bem-estar e disposição
  • Uma performance laboral mais produtiva
  • Excelente recuperação muscular

Se conhecer também é um passo importante para descobrir a melhor rotina de sono para você. Por isso, fica a dica do famoso teste do cronotipo que através de um questionário investigativo – desenvolvido por especialistas – lhe ajuda a identificar os melhores horários para dormir e despertar de acordo com as suas fases de maior disposição física e mental.

Além disso, um sono de qualidade ajuda a diminuir dores do dia a dia. Mas para atingir o objetivo de dormir bem é preciso se afastar de hábitos que atrapalham seu sono e, se necessário, recorrer a tratamentos que reduzam esse distúrbio.

Para garantir que você durma bem o suficiente, a Singular Pharma desenvolveu produtos naturais e seguros com ativos necessários para zerar o seu cansaço

Fórmulas manipuladas

As fórmulas manipuladas abrangem a dosagem exata que o seu corpo precisa para repor nutrientes ou regular deficiências de outra ordem. Já os medicamentos industrializados costumam apresentar dosagem superior e todo excesso tem potencial de causar malefícios.

Também, através das fórmulas manipuladas, há possibilidade de reunir mais de um componente em um mesmo medicamento tornando o tratamento mais prático e com um melhor custo-benefício.